sexta-feira, agosto 6

O estado da Bahia é o segundo no combate à Violência Doméstica



De acordo com matéria publicada pela Agência Patrícia Galvão, o estado da Bahia é o segundo em denúncias e combate à Violência Doméstica.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e revelam que o serviço  disque-denúncia registrou 343.063 atendimentos nos sete primeiros meses deste ano - contra 161.774 nos mesmos meses de 2009.
O período analisado foi de janeiro a julho de 2010 e na Bahia foram registradas 32.358 ligações.
Em todo o país, a maioria dos atendimentos refere-se a crimes de lesão corporal; em seguida, vêm ameaças. Juntos, os dois tipos de queixas somam 70% dos registros do Ligue 180.
Para o governo, o crescimento da busca pelo serviço Ligue 180 “reflete um maior acesso aos meios de comunicação, vontade de se manifestar acerca do fenômeno da violência de gênero, ao fortalecimento da rede de atendimento às mulheres e ao empoderamento da população feminina local”.
A pesquisa comprova que as mulheres baianas de maneira contundente se posicionam contra a Violência Doméstica o que certamente, acreditam especialistas, contribuirá para reduzir significativamente o número de vítimas.
O mais grave na pesquisa é a comprovação de que em todo o Brasil, das mulheres atendidas, 72,1% vivem com o agressor, sendo que 57,9% são casadas ou estão em união estável; somente 14,7% prestaram queixa contra o ex-namorado ou ex-companheiro.
Para *Alice Braga, vítima da Violência Doméstica “agressão física ou psicológica contra a mulher é tão possível combater como qualquer outro tipo de violência. O primeiro passo é acreditar em si mesma, na família, nos amigos e nas leis que hoje, estão muito mais combativas”. *Alice foi vítima de violência e combateu na sua família quando teve a coragem de denunciar o agressor que era seu companheiro.

Célia Regina Carvalho

*Alice Braga é nome fictício criado para preservar a vítima.

Fonte: Agência Patrícia Galvão

Um comentário:

  1. Oi Baianinha linda...

    Continuo te amando, Estou trabalhando num projeto do IFRN de minha cidade, estou sem tempo de tudo. Mais todo dia te olho no seu blog. Você será minha predileta sempre.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita.