terça-feira, junho 22

Entrevista com Mara Olmedo do Blog Horizonte Lilás


Mara Olmedo do Blog Horizonte Lilás continua conosco. Dessa vez, o papo será sobre alguns temas relacionados diretamente a nos mulheres: BELEZA, SENSUALIDADE e PRÉconceitos são assuntos que nos fazem pensar sempre um pouco mais sobre a nossa sociedade, por vezes, lamentavelmente, retrógrada:
Acredito que vocês gostarão do nosso papo.


  
Como se manter BELA sem parecer vulgar, ou melhor, como não esconder a BELEZA e não levar em consideração PRÉ-conceitos?


As mulheres conquistaram seu espaço em todas as áreas profissionais com competência, habilidade, inteligência e Beleza.

Ser Bela sem ser vulgar, é primeiramente ser inteligente. Gosto de um ditado popular que diz: podemos esconder a inteligência, mas a “burrice” (me perdoe o burro, pois o acho inteligente) essa não tem como esconder. Com a beleza feminina há uma valorização da forma em detrimento do conteúdo. Mas há muitas mulheres Belas e Inteligentes, por aí.



Do seu ponto de vista, quando a SENSUALIDADE feminina atrapalha no desenvolvimento profissional?

Provavelmente irá atrapalhar se for apenas essa sensualidade midiática, Essa sensualidade da aparência, usando artimanhas e poses caras e bocas e decotes e outros aparatos, com certeza iram atrapalhar. Isso fica claro, visível, gritante e Lamentável.


Mesmo com todas as conquistas das mulheres, ainda somos vistas como objeto de prazer. Ainda somos “palavras-chaves” em comerciais produzidos para chamar a atenção de homens. Um exemplo é a cerveja. Vista como uma diversão e, às vezes motivo para desavenças entre os casais, a bebida alcoólica ainda usa como “mote” a figura de uma mulher. Como não ser confundida com aquela “loira” ou com a  “morena” do comercial, quando você é tanto quanto ou mais bonita que uma ou outra?

Ao longo da história as mulheres deixaram sua natureza sábia e selvagem,  deusa, mulher mistério, que gera, que sangra e não morre.  Foram para as praças queimaram soutiens, ergueram a bandeira da igualdade, algumas queimadas em fábrica por reivindicarem: Igualdade. O gênero masculino talvez tenha achado isso demais e de alguma forma a propaganda da cerveja evoca nas entrelinhas a submissão da mulher como objeto de desejo, fetiche, apenas (tornando-a vulgar), desse modo fica a impressão da reconquista do espaço que Ele deixou.
Esse tema deve ser estudado.

Muito embora, esteja provado que a mulher estuda mais do que os homens, quando mulheres inteligentes, porém, bonitas e sensuais ocupam espaços importantes, são acusadas de terem envolvimento com um “suposto” superior.  O que tem a dizer sobre isso?

(Risos! ) Acho que houve mesmo uma época em que o assédio era uma moeda de troca, hoje é crime. Ouvi muito falar que determinada atriz pra conseguir um papel deitou-se com o diretor, que a secretária fazia hora-extra com o patrão etc...Mas hoje principalmente em cargos públicos, há concursos ou seja a mulher que está lá ela  estudou muito teve que ter um caso sim com  sua Perseverança e determinação, em outros cargos também  não são só as curvas  que dão  emprego e sim inteligência. Não digo que não exista mais. Em nossa cultura ainda há um resquício da Lei de Gerson, levar vantagem em tudo, e aí tem os tipos que independente do gênero vão querer ter seu espaço dessa forma.



            Bom, melhor é conquistar seu espaço pela competência. Isso a fará Bela.
 
            Obrigada!




by Célia Regina Carvalho
Entrevistada: Mara Olmedo: http://horizontelils.blogspot.com/
Foto: Mara Olmedo

2 comentários:

  1. Acho que hoje a maioria das mulhers são mais aplicadas que os homens, em quase todos os setores, principalmente na escola. Por isso, num breve espaço de tempo, creio que o mundo será dominado pelas mulheres.

    ResponderExcluir
  2. E assim conheci este blog e um pouco da entrevistada mARa.

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita.