terça-feira, março 16

ADONIRAN BARBOSA - UMA HISTÓRIA PARA SE CONTAR

Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato foi compositor, cantor, humorista e ator. Nasceu na cidade de Valinhos, SP, em 06 de agosto de 1912.


Rubinato era o sétimo filho de Ferdinando e Emma Rubinato, imigrantes italianos da localidade de Cavárzere, província de Veneza. Aos dez anos de idade, sua certidão de nascimento foi adulterada para que o ano de nascimento constasse como 1910 possibilitando que ele trabalhasse de forma legalizada: à época a idade mínima para poder trabalhar era de doze anos.

Ainda menino, Adoniran Barbosa mudou-se com a família para a cidade de Jundiaí, SP. Abandonou a escola e começou a trabalhar nos vagões de carga da estrada de ferro, para ajudar a família. Dentre outras atividades, foi entregador de marmitas e varredor.

Em 1924, com apenas doze anos, mudou-se para a cidade de Santo André, SP. Lá, foi tecelão, pintor, encanador, serralheiro, mascate e garçon. No Liceu de Artes e Ofícios aprendeu a profissão de ajustador mecânico.

Ainda adolescente, João Rubinato já compunha algumas músicas e participava de diversos programas de calouros.

Em 1933, depois de ser desclassificado inúmeras vezes devido à sua voz fanha, Adoniran conquistou o primeiro lugar no programa de Jorge Amaral cantando "Filosofia" de Noel Rosa. Em 1935, quando passou a usar o nome artístico "Adoniran Barbosa", compôs, em parceria com o maestro e compositor J. Aimberê, a música "Dona Boa", eleita a melhor marcha do Carnaval de São Paulo naquele ano.

O sucesso dessa música levou-o a decidir casar-se com Olga, uma moça que namorava já há algum tempo. O casamento durou pouco menos de um ano, mas foi dele que nasceu a única filha de Adoniran: Maria Helena.

Na rádio Cruzeiro do Sul ficou até 1940, transferindo-se, em 1941, para a rádio Record, a convite de Otávio Gabus Mendes. Ali começou sua carreira de ator participando de uma série de radioteatro intitulada "Serões Domingueiros".

Essa foi a oportunidade para Adoniran começar a criar sua galeria de personagens, sempre cômicos. O linguajar popular de seus personagens encontrava par em suas composições.

Leia mais: http://memoriadampb.multiply.com/photos/album/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.