sábado, dezembro 6

Confiar é o segredo da coragem!





Inúmeras vezes, parei para pensar o que haveria de diferente entre mim e as pessoas que eu julgava ser corajosas.

Esses questionamentos eram mais constantes na minha infância e adolescência. Cresci, ouvindo falar na coragem de homens e de mulheres das histórias bíblicas.

Os que mais me impressionaram por sua fé e coragem, estão no Velho Testamento: Abraão, Moisés, Josué, Josafá, Elias, Eliseu, Davi, Ester, Sara, Raabe...

Só mais tarde, eu ouviria falar de homens e mulheres da nossa atualidade: Mandela, Che Guevara, Carlos Prestes, Olga Benário, dentre outros...

Sempre que, na minha infância, eu ouvia falar na determinação de personagens bíblicos, ficava a imaginar: nunca chegará a minha vez de demonstrar ousadia tal. Até que, um dia eu tive de enfrentar de uma só vez: o medo, a violência, o desemprego, a discriminação, o preconceito, a inveja, o ódio, indiferença, a mentira e a depressão!

Eu já tinha lido e ouvido falar em muitas maneiras de se enfrentar o medo, mas, nunca tinha sentido quão grande e monstruoso ele pode se tornar se não o enfrentarmos.

Violência, desemprego, discriminação, preconceito, inveja, ódio, mentira, depressão entre outras infelicidades, não me alcançariam jamais, pensei nos meus dias de inocência!

Pronto! Aqui, estava eu. Com a cabeça cheia de histórias bíblicas e sentindo na própria pele os sentimentos que imagino, aquelas pessoas viveram quando tiveram de enfrentar seus próprios medos e decepções.

Nessas horas que duraram alguns anos, descobri o que eu tinha em comum com todos os heróis bíblicos: a confiança em Deus! Não foi automático, pressionei um botão e ali estava minha confiança, ao contrário, a cada violência sofrida, eu percebia que confiava em alguém maior do que eu.

Em meio ao desemprego, quando eu não tinha de onde tirar o meu sustento e dos meus quatro filhos, a providência chegava sem que eu precisasse negar a minha fé.

 A discriminação e o preconceito me açoitavam, mesmo assim, eu mantinha firmes os meus passos.

 Mentiras cruéis tentavam me distrair, mesmo assim, eu colocava diante de Deus cada uma delas para que ele mesmo me julgasse de acordo com a sua justiça.

 A depressão parecia um castigo, essa seria minha maior prova de resistência diante das adversidades! Tive então, de encontrar no mais profundo da minha alma, uma confiança que até eu mesma desconhecia!

Descobri em meio as adversidades que posso confiar em Deus! Além disso, descobri que posso acreditar em mim! No mais profundo da minha alma, existia uma força que nem eu mesma sabia dimensionar!

Soltei as cordas do medo. Fechei os olhos para o preconceito e discriminação! Ignorei as mentiras! Enfrentei o desemprego! Venci a depressão!

 Fui além, descobri que, posso adorar a um Deus capaz de percorrer comigo os mais espinhosos e difíceis caminhos, mesmo que a escolha de seguir por eles tenha sido somente minha.

 Aprendi, tais quais os heróis da fé que, ‘Confiar é o segredo da coragem’!

 Superados os obstáculos, aprendi que, enquanto confiar em Deus é uma questão de coragem, acreditar em mim é uma questão de escolha.

 Descobri, portanto, a fé me traz a coragem para confiar em Deus e, escolhi: posso acreditar em mim!



Célia Regina Carvalho
Categoria: Artigo






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.