domingo, março 13

Conviver com a Verdade



C
onviver na prática da verdade é a mais acertada das escolhas para quem quer garantir um futuro sem colheitas indesejadas, seja aqui ou em outra vida.
A convivência com a verdade pode até não ser a mais fácil em determinadas situações, mas, será sempre a melhor durante a eternidade que nossas vidas durarem.
Particularmente, eu, já me vi em situações difíceis demais e, confesso, passou em minha cabeça a vontade de, ou me omitir ou produzir uma mentira. Mas, devo muito à formação doméstica que recebi dos meus pais e irmãs mais velhas que me norteia para a seguinte certeza: “Um dia, cedo ou tarde, seremos confrontados pela verdade”. Decidi, portanto, optar por ser autêntica, mesmo quando  me sinto tão maltratada, até o ponto de ver meu coração sangrar e isso, não foi uma vez apenas.
Em diferentes momentos da minha vida, situações contrárias à minha vontade me fizeram abrir mão de algo que desejei muito para que a mentira não se estabelecesse na minha história. Percebo isso em muitas pessoas, a estabilidade completa da mentira. Inacreditável, como convivem com a mentira sem se darem conta da importância que a verdade tem.
Desse modo, passo a entender que, embora  determinadas situações que presencio me tragam  profunda irritação,  não me levarão jamais à descrença nas pessoas, ao contrário, fortalece a minha fé na verdade. Creio, a verdade é capaz de nos libertar de muitas cadeias.
Cadeias além do físico são as piores e aquelas que impõem a falta de fé na vida e a carência de crença na felicidade, do meu ponto de vista, são as mais difíceis de transpor. A partir delas, veremos dissabores emocionais, familiares e sociais nos mais dessemelhantes tipos e rostos, impondo assim a igualdade entre as diferentes raças e esferas sociais, pois quando se trata da verdade ou da mentira, não importa, a conseqüência é uma só, está  apenas no tamanho dos resultados.
Pearl Mae Bailey (1918 – 1990), atriz e cantora americana, viveu no auge da fama em 1941 durante a 2ª Guerra Mundial, em meio às dificuldades peculiares à época, dizia: "Só encontramos a nós mesmos depois de encarar a verdade”.  Para Pearl Bailey, não existia situação capaz de preterir a verdade. Se considerarmos a afirmação verdadeira, teremos aqui, a explicação para tantos desencontros.
Finalizando...
Muito embora, para Bertrand Russel, “A maior parte das pessoas prefere morrer a pensar; na verdade...”, eu a nomeio, como sendo a bússola que norteará a minha vida e a minha história, aqui, ali e acolá e, que Deus me ajude a sobreviver em meio a tantas mentiras!
                                                                                                       
Crônica: Célia Regina Carvalho
                                 

6 comentários:

  1. Eu prefiro a verdade, mesmo que ela me magoe de vez em quando. Mentir pra mim só irá atrasar minha capacidade de melhorar meu comportamento diante de outras pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc de que a pior prisão não é a física, mas impõe a perda da fé na vida e na felicidade.
    Sinto muito e me corrói, qdo não posso, por algum motivo, dizer a verdade na sua plenitude, em determinado momento, por essa ou aquela razão.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Fabuloso o teu texto. Endosso tua forma de pensar. Como já disseste: a verdade liberta. E nada melhor que a liberdade, mesmo à custa de lágrima e dor. Aplausos calorosos! (Flor do Campo).

    ResponderExcluir
  4. Não estou conseguindo acessar seus novos textos. O seu blog é um dos melhores que visitei. Saudades. (Flor do Campo)

    ResponderExcluir
  5. Hoje, sentir um enorme prazer ao me deparar com os seus textos. Casualmente quando escarafunchava o site da Direc 15 em busca de uma informação e... que surpresa agradável! Que lindo texto, que felicidade ouvir alguém através dos seus textos e esse então!!! Me enobrece a alma perceber que ainda existem pessoas sensíveis de coração nobre. Beijos mil e continue a escrever pois levará grande prazer para quem os ler.
    Marina

    ResponderExcluir
  6. Concordo em número e Gênero

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita.