domingo, maio 27

Seis em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica






No Brasil, muito embora, 91% dos homens dizem considerar que “bater em mulher é errado em qualquer situação”, dados reais e tristes nos alertam, “1. Seis em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica; 2. Uma em cada cinco mulheres consideram já ter sofrido alguma vez algum tipo de violência de parte de algum homem, conhecido ou desconhecido;  3. Machismo (46%) e alcoolismo (31%) são apontados como principais fatores que contribuem para a violência. 
4. O parceiro (marido ou namorado) é o responsável por mais 80% dos casos reportados”.
Em tempo algum, mais ainda, em tempos de amplas conquistas nos diferentes espaços de poder, torna-se inadmissível aceitarmos que 46% dessa violência praticada contra nós, tenha sua motivação no machismo. Na verdade, não aceitamos qualquer motivação para justificar a Violência Doméstica praticada contra Mulheres.
A Violência contra Mulheres não alcança somente a mulher. Não se trata aqui de uma questão de gênero. A violência seja ela contra quem for deve ser reprovada. No caso da Violência Doméstica contra a Mulher é preciso enxergar que existem muitos desdobramentos capazes de alcançar gerações inteiras. A criança vitima de agressões praticadas por seu próprio pai, estará, certamente, muito mais vulnerável ao ciclo proposto pela Violência.
Um país que admite a Violência Doméstica como algo comum, não pode afirmar através de seus governantes que tem compromisso com a educação, com a saúde e menos ainda, com o social.
Estão na educação, na saúde e no social os mais expressivos e palpáveis resultados da Violência Doméstica. São setores interligados e capazes de dar mostras reais de índices que se traduzem na politica de paz ou não praticada nas famílias em toda a sociedade.
Há sempre algo mais que podemos fazer para combater a violência. Denunciar é uma atitude que deve ser assumida! O serviço de denúncia Ligue 180, específico para receber queixas de violência doméstica contra a mulher, registrou um aumento nos últimos anos.

Ainda assim, o medo continua sendo a razão principal (68%) para evitar a denúncia dos agressores. Em 66% dos casos, os responsáveis pelas agressões foram os maridos ou companheiros. O Ligue 180 registra 53% de risco de morte em relatos de violência contra as mulheres

Precisamos de governantes comprometidos com politicas públicas capazes de erradicar a Violência Doméstica contra a Mulher, todavia, precisamos muito mais, assumir o nosso papel como cidadãos responsáveis que somo pelo bem comum e denunciar diariamente os agressores da nossa história.

Artigo: Célia Regina Carvalho
Fonte: Agência Patrícia Galvão





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.