segunda-feira, março 7

Mulher – Mulheres



Neste dia, 08 de março, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica para, reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio e, cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá, o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma no resto do mundo.
Levem-se em consideração os anos que se passaram desde que foi decidida a comemoração do Dia Internacional da Mulher para darmos suspiros tediosos, ao percebermos o quanto ainda nos falta para conquistarmos o respeito devido ao papel que a mulher desempenha na sociedade. Seja como mãe, companheira, estudante universitária a ocupar a maioria das vagas ou, como profissionais em diversificados meios e setores.
Lamentamos, porém, que nos dias atuais, mesmo com muitas mulheres ocupando espaços, antes só permitido aos homens, sofremos fortes e severas discriminações.
Para muitas pessoas equivocadas, incluindo ai, algumas mulheres, o sucesso profissional do sexo feminino é sinônimo de envolvimento com chefes ou superiores, quando não, atribui-se logo, a algum tipo de falcatrua. Inacreditável!
O pior é que somos discriminadas por nós mesmas. Se, não bastassem alguns homens que tentam a todo custo tirar o nosso mérito, ainda encontramos àquelas que, simplesmente não querem dedicar esforço algum às suas lutas e sonhos pessoais e, passam então, a atribuir o seu fracasso ao sucesso de quem está mais próximo.
Felizmente, muitas mulheres conseguiram se estabelecer, ignorando o retrógrado pensamento machista impregnado em pessoas dos dois sexos de que, a mulher não tem competência para assumir determinados espaços.
Vale, portanto, aqui lembrar que, á despeito da resistência de muitos, mulheres em várias partes do mundo vêm alcançando seus sonhos e galgando posições mais elevadas. E, aqui, ressaltamos, não existe nenhum tipo de competitividade com o sexo masculino, o que existe de fato, é a vontade atrelada à coragem de vencer custe o custar. Levando-se em consideração que a maioria de nós, é responsável pelo sustento direto das nossas famílias.
Mulheres fortes, amáveis, corajosas, guerreiras e além de tudo, éticas e profissionais, merecem sim, receber todos os festejos possíveis e impossíveis no Dia Internacional da Mulher e, em muitos outros dias de suas vidas.

Salvem-se as frágeis mulheres fortes desses “brasis”!


Crônica: Célia Regina Carvalho

8 comentários:

  1. Feliz Dia Internacional da Mulher.
    Um abraço, todos os dias,

    ResponderExcluir
  2. Tema bem delicado, Célia.
    Eu sou totalmente favorável à igualdade, sem sombra de dúvidas. Mas acredito que boa parte do preconceito venha da ala feminina. Em seu texto, você diz: "... o que existe de fato, é a vontade atrelada à coragem de vencer custe o [que] custar". Será que precisa ser assim? Será que devemos pegar sempre um acontecimento passado pra justificar um avanço ou uma briga por novos horizontes?

    Não sei, e desculpe a minha "crítica", mas acho que devemos deixar essa rixa de lado e lutarmos, sim, por um mundo melhor, onde não haja mais a necessidade de termos um dia para tudo que é ocasião. Sermos um conjunto, independente se formos velhos, novos, homens ou mulheres.

    Porém, enquanto esse dia não chega, desejo um excelente Dia Internacional da Mulher, repleto de carinhos e mimos. :D

    Beijos e obrigado por permitir essa discussão.

    ResponderExcluir
  3. Fábio, não há porque se desculpar. Obrigada por sua participação, carinhos e mimos. São todos bem vindos! Seja você também, feliz em todos os dias da sua vida. Bjus

    ResponderExcluir
  4. Felicidade pelo seu dia gatinha.

    Diga a sara que mandei um beijo.

    E dê um beijo naquela coisinha fofa chamada Davi. Tchau!!!

    ResponderExcluir
  5. Querido! Como é bom tê-lo por perto... Obrigada por me desejar felicidades. Darei o recado à Sara e o beijinho em Davi, sim. Amo vc

    ResponderExcluir
  6. Mulher...
    Força felina e manhosa
    Mulher frágil e poderosa
    Sobretudo

    Mulher...
    Um sopro de vida no mundo
    Alma do sonho e da dor
    És assim quase perfeita
    Perfeita dádiva do Criador...

    Abraços forte

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto!
    Realmente ainda falta muito para que as mulheres possam se igualar ao homens no mercado de trabalho, mas muita coisa já foi feita nesse sentido. E o bom de tudo isso é que não tem volta.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita.