segunda-feira, novembro 8

Imagens e conceitos



 “Nossos olhares são capazes de reter considerações que vão moldando o que somos”. ( Gabriel Chalita)

Partindo desse princípio é que nos últimos dias, passei a fitar por mais tempo imagens que acredito, moldarão o que sou. Desde a natureza e objetos de artes, até as pessoas.
Passei a conviver por mais tempo com meus filhos e minhas filhas. Por exemplo, vê-los (as) aprontar traquinagens peculiares às suas idades, faz com que me sinta mais tolerante com as pessoas de um modo geral.
Nas crianças, percebo a falta  que faz a tolerância aos erros de outra pessoa. Nem sempre os erros serão toleráveis, mas, o que para mim é um erro, para o outro pode ser o seu maior acerto. O que fazer, então? _Praticar a paciência em observar quais seriam as reais intenções daquele (a) que cometeu um inconveniente é um bom começo.
A meu ver, está nas intenções o real significado da ação.
Compreensão é também para mim, um princípio de excelência. Compreender-se e a até esforçar-se para entender o outro, é uma atitude que não deve ser preterida em tempo algum nas relações humanas.
O futuro existe.
Amanhã saberemos se fomos ou não intolerantes, impiedosos e até vingativos. O problema não está em sermos isso ou aquilo, entendo que o problema está em amanhã, colhermos isso ou aquilo outro.
As nossas colheitas é que nos dirão quais os tipos de sementes que plantamos no decorrer dos nossos dias. Assim...
Observo mais.
Calar-me já se tornou um hábito!
Planejar palavras antes de verbalizá-las é o meu forte. Gasto tempo pensando no que dizer, mesmo no afã das discussões. Não importa o quanto à outra pessoa esteja com seus ânimos alterados, paro a pensar qual a melhor maneira de me expressar, de modo que não machuque um ser humano por um tempo que dure a eternidade. Creio ainda, que palavra alguma voltará vazia, um dia, num futuro próximo ou longínquo completará o ciclo natural de sua existência. Ao final, me trará o que é bom ou ruim... Só o futuro me dirá!
Acalento minhas inquietações com paciência. Não que seja um exercício fácil, mas, a prática aperfeiçoa até os mais difíceis quefazeres.
Retornarei, pois às imagens e conceitos para concluir:
Moldada pelo que vejo, do ser humano, posso afirmar, avisto-o como a maior de todas as criaturas por ser absolutamente capaz de superar quaisquer limitações que lhe forem impostas, a despeito de sua condição sócio-existencial ou cultural.


Célia Regina Carvalho
Categoria: Crônica

4 comentários:

  1. "Planejar palavras antes de verbalizá-las é o meu forte. Gasto tempo pensando no que dizer, mesmo no afã das discussões. Não importa o quanto à outra pessoa esteja com seus ânimos alterados, paro a pensar qual a melhor maneira de me expressar, de modo que não machuque um ser humano por um tempo que dure a eternidade"

    Um dia quero chegar a esse estágio. Ficar muda diante da ira do outro e só pensar...pensar e analisar. Depois friamente colocar sim os pingos nos devidos i's.

    Lindo texto amiga.

    ResponderExcluir
  2. Oooooooi Célia!!!

    Só passei para deixar um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post Imagens e conceitos pois uma imagem vale mais que mil palavras sendo absolutamente tenho que concoradar com uma de suas frases que extrai de seu tema:
    A meu ver, está nas intenções o real significado da ação.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, "Pessoas"... Por suas presenças e atenção ao que, com carinho, compartilho com "vosmicês"... Há!braços

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita.