terça-feira, outubro 26

Decisões


Existem dois momentos que considero extremamente importantes na história da humanidade: “O Antes” e “O Depois” de toda e qualquer decisão tomada.
Não se pode fazer o tempo voltar atrás. O dia de ontem permanecerá no passado. Ainda que ocupe páginas de sua história e se eternize na sua memória, o dia que passou jamais voltará a acontecer.
Conta-se que nos tempos bíblicos o relógio do Rei Acaz girou ao contrário, fazendo com que o povo de Israel vencesse uma de suas guerras a fim de apossar-se das terras que até o dia de hoje, considera suas . A menos que, ao exemplo da experiência vivida por israelitas, o relógio do tempo gire seu ponteiro ao contrário, você jamais terá como modificar as consequências de uma decisão que reconsiderou.
Considero que o momento da decisão seja aquele que, muito embora invisível, antes de executá-lo você o torna definitivo no seu coração.
Assim, penso, as decisões não são tomadas quando executadas, mas quando definidas.
Outro dia , acordei convicta de que iria mudar coisas e pessoas de lugares, percebi que após a minha decisão, passei a realizar várias mudanças. Algumas começaram na minha casa, necessariamente no meu quarto.  Tive coragem de me desfazer de objetos que guardava há anos, também, mudei determinadas coisas de lugares.
Assim o fiz com pessoas e com determinadas situações. Percebi que dava importância demasiada a pessoas e a questões que na verdade não merecem o lugar que ocupavam. Mudei-as.
Também agi do mesmo modo, sobre algumas ocupações.
Sei que a decisão de mudar coisas e pessoas de lugar, levará algum tempo para finalizar ou talvez, eu nunca alcance o fim porque será, penso,  um exercício continuado.
Porém, por mais que levemos tempo para efetivarmos as nossas decisões, acredito que exista um tempo exato para deliberarmos sobre elas.
Esse é o tempo para a minha vida. Estou a viver um delicado momento da minha vida onde somente me é permitido uma decisão. Poderei dizer sim ou não. Jamais, talvez!
“O antes” está a um passo de tornar-se “o depois”. O tempo passará, eu irei junto com ele, às páginas da minha história levarão marcas de uma decisão tomada na hora e no tempo adequado.
Isso também é vida!
Isso também é viver!

Célia Regina Carvalho

7 comentários:

  1. Célia, chorei, chorei feito uma criança pequena, lembrei de quantas vezes me senti assim, e de tudo que tentei mudar, mas como você disse, nem mesmo se os ponteiros do relógio girasse ao contrário, nem mesmo assim, o que já havia decidido, não poderia mudar, e as pessoas, sim as pessoas, por mais que andemos, fugimos, elas estão lá, sempre no mesmo lugar!!! bjks amiga fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Celinha, não devemos temer nossas decisões. Aproveitar também os erros para tirar lições.

    BJKS!!!

    ResponderExcluir
  3. “O antes” está a um passo de tornar-se “o depois”.

    Simplesmente maravilhoso o texto. E para falar a verdade, estou precisando começar essa faxina por mim.

    Beijoss querida e parabéns pelo blog. Você escreve super, hiper, mega bem. Deus colocou estrelinhas extra em você quando nasceu...

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso texto! Bem fundamentado e convicente. Parabéns! Flor do Campo

    ResponderExcluir
  5. É muito importante a reflexão e depois a contemplação.... do ato feito ou que deixou de fazer.

    Temos que ter ciência e consciência dos nossos atos e assumi-los, certos ou errados.

    ResponderExcluir
  6. Valeu "Pessoas"! Obrigada pelo carinho d'ocês...

    ResponderExcluir
  7. Minha querida amiga Célia, boa tarde!!!
    Minha amiga, adorei o texto, simplesmente maravilhoso!!!
    Todos os dias temos que tomar várias decisões, nem sempre acertamos ou sabemos se estamos corretos... mudar as coisas de lugar é muito fácil, hoje está aqui, amanhã estará ali... já conseguir mudar pessoas é uma tarefa muito difícil... que bom se pudéssemos mudar todos para o caminho do bem, seria uma maravilha.
    Parabéns pelo excelente texto, adorei minha amiga!!!
    Beijos e muita paz em sua vida!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita.